Pipoca caramelada com chocolate

Inegavelmente essa pipoca caramelada com chocolate é viciante. Crocante e extremamente deliciosa ela é perfeita para acompanhar um filme ou até mesmo para servir em festas infantis.

Eu confesso que amo pipoca doce e sempre achei extremamente difícil de fazer, mas depois de fazer essa receita eu mudei esse conceito.

pipoca caramelada

Dicas para a pipoca doce perfeita

É provável que você fique um pouco desconfiado quando começar a fazer essa receita, mas acredite, vai dar certo.

E para te ajudar, vem anotar algumas dicas importantes:

  • De preferência, use uma pipoqueira. Isso porque ela vai te ajudar a misturar bem o milho e a probabilidade de queimar sua pipoca é muito menor;
  • O ideal é utilizar chocolate em pó adoçado ou até mesmo achocolatado, já que com cacau o sabor fica um tanto amargo;
  • Quando retirar suas pipocas do fogo, deixe esfriar um pouquinho. Isso porque elas saem mais  molengas e grudadas. O ideal é transferir para um tabuleiro e depois de alguns minutos ela estará  mega crocante, ao mesmo tempo que você vai consegui soltá-las com mais facilidade;
  • De fato as pipocas demoram um pouco para começar a estourar, mas não se preocupe
  • É importante manter o fogo alto durante todo o processo, assim como mexer o tempo todo, dessa maneira não tem perigo da calda queimar.

Receita pipoca caramelada com chocolate

Pipoca caramelada com chocolate
Yield: 4 porções

Pipoca caramelada com chocolate

Prep Time: 5 minutes
Cook Time: 10 minutes
Total Time: 15 minutes

Deliciosa, crocante e doce na medida certa, essa pipoca caramelada com chocolate é simplesmente deliciosa.

Ingredients

  • ⅓ xícara de óleo;
  • ⅓ xícara de água;
  • ½ xícara de milho de pipoca;
  • ⅓ xícara de chocolate em pó adoçado.

Instructions

  1. De preferência, na pipoqueira, comece misturando todos os ingredientes fora do fogo;
  2. Em seguida, leve a panela para o fogo alto e deixe essa mistura ferver bem sem a tampa. Quando estourarem as primeiras pipocas, tampe e mexa o tempo todo até o tempo entre uma estourada e outra ser de mais de 3 segundos;
  3. Logo após, retire do fogo, transfira para um tabuleiro e deixe esfriar para ficar crocante e você conseguir soltar suas pipocas.

Mais delícias para comer assistindo um filme


By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

29 comments on “Pipoca caramelada com chocolate”

Quanto tempo não comento seus posts :( porém sempre estou por aqui acompanhando as receitinhas novas ou dando uma conferida nas mais antigas e vou confessar: Amo pipoca!!!!!!
E sim, também já troquei por algumas refeições. Mas, pipoca doce nunca foi meu forte, simplesmente não consigo e sou frustrada por isso… vou tentar essa delicinha de hoje, as dicas foram ótimas!
Beijos

Oi Cami, tudo bem?

Corri pra fazer a pipoca mas deu tudo errado!Até perdi uma panela porque grudou no fundo de tal maneira que não consigo tirar…Acredito que faltaram alguns detalhes na receita, como se deve ficar mexendo até ferver, mais ou menos quanto tempo demora, se deve mexer no processo ou não, porque ficou um tempão ali e nada…começou a queimar e subir um cheiro de queimado…até chegou a estourar umas mas queimou tudo…você nem precisa publicar o comentário, mas como uma sugestão, se puder fazer um update no post porque acho que bastante gente vai se perder…:(
Um beijo,
Carol

Oi Carol, tudo bem?
Vamos lá! Mas que droga :-(
Vou adicionar mais algumas infos no post, mas deixa eu te falar, por aqui fizemos a primeira parte sem mexer e em fogo alto! Fizemos até um vídeo e colocamos no instagram…
Quando ela começou a estorar aí sim abaixamos e ficamos mexendo o tempo todo.
Acho que o único detalhe, é que nossa panela é antiaderente, vou colocar essa info tbm…
Você colocou a quantidade de água tbm? :-/

Oi Cami!
Muito obrigada por responder!então, minha panela é de inox e a pipoca demorou muuuito tempo pra começar a estourar, tipo meia hora. É assim mesmo?antes dei uma mexida porque subiu um cheiro de queimado danado e a água meio que se separou do caramelo. Ficou beeeem estranho. Ai quando começou a estourar já começou com o intervalo bem longo e assim foi…enfim, foi um fracasso, mas acontece…Só queria mesmo saber esses detalhes porque tambpem amo pipica demais e vivo tentando fazer uma de chocolate!mas uma hora dá tudo certo!
Beijão pra você!

Olá Carol,
Sempre fui frustado com pipoca doce, apesar de eu amar pipoca de chocolate. Enfim, aprendi uma forma de fazer que sempre dá certo e nem usa água e essa dica é de um pipoqueiro desses que vende na rua. Abaixo o meu passo a passo fiel:

*A quantidade de pipoca é a normal que vc utiliza em sua panela para fazer a salgada.
*Em uma vasilha vc mistura 3 partes de açúcar para duas partes de cacau em pó e reserve;
na panela coloque óleo (a dica da quantidade é que com a panela segurada de quina, os milhos reunidos ao canto, o óleo tem que ser suficiente para estar no mesmo nível dos milhos agrupados);
*deixe em fogo médio e sem a tampa e deixe o milho ‘fritar’ até ficar beeem amarelinhos;
*quando estourar a primeira pipoca vc coloca meia colher de manteiga ou margarina, feche a tampa e mexa sem parar;
*A pipoca vai começar a estourar normalmente, quando estiver na metade do processo de estouro vc abre um pouco a tampa e jogue a mistura de açúcar e cacau em pó, feche novamente e mexa incansavelmente até que estoure tudo ou o tempo de estouro entre uma e outra seja um pouco distante.
Eu sempre faço desta forma e nunca dá errado, a panela fica limpa que parece que nem precisa lavar rsrs. Dá super certo e já ensinei a várias pessoas que também fazem.

minhas medidas:
*milho que forra o fundo da panela sem exagero;
*4 colheres de sopa de açúcar e duas de cacau 50% Nestlé (aquele da caixinha vermelha com dois frades);
*óleo de soja o suficiente para igualar os gãos com a panela de quina;
*uma colher de manteiga

Espero ter ajudado.

Oi, como assim ??? A mesma quantidade de óleo??? Se eu colocar 1 xic de milho devo colocar 1 xic de óleo??? Tá certo? Achei muito óleo…vai ficar nadando no óleo não? Obrigada e louca pra fazer.

Fiz sábado e queimou, fiz hoje mexendo o tempo todo após começar a estourar e deu super certo. Usei a medida de 1/4 de xícara, deu pra três pessoas. Deliciosa! Estou realizada, amo pipoca doce e nunca tinha conseguido fazer!

Fiz e deu certinho, ficou uma beleza! Eu costumava fazer a calda com chocolate e açúcar separado e despejar nas pipocas prontas, mas quase sempre murchava. Rafa merece mesmo o título de melhor marido do mundo hahah

Adoro fazer pipoca, mas nunca tentei fazer a doce, fiquei curiosa!
eu tenho uma panela pipoqueira. mas nao entendi mto bem essas medidas nao
como assim se eu uso meia xicara de milho, tb coloco meia de oleo + meia de agua + meia de acucar e + meia de achocolatado? Nao fica muita coisa?
pq faço a salgada usando só 2 colheres de oleo, to achando q fica muita coisa….
depos confirme as medidas por favor.
grata

E só serve mascavo? aqui em casa nao usamos acucar, no max tem um pouco do acucar de mesa normal e de cristal
bjs

Também fiquei intrigada com a quantidade de óleo. Ela diz para colocar a mesma medida de tudo, e metade de chocolate. Mas é muito óleo. Poderia especificar ingrediente por ingrediente, para quem não tem muita experiência na cozinha, fica mais fácil.
Também poderia ter um vídeo mostrando o preparo
Espero que responda pq as dúvidas acima não foram respondidas

Fiz e deu certo. Mas aumentei a quantidade de pipoca com relação aos outros ingredientes. Ficou 1 medida de pipoca e 1/2 dos restantes. Não queimou. Sobrou pouca pipoca no fundo e ficou super crocante. O marido disse que foi a melhor pipoca que fiz em toda a minha vida kk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *