bolo de bolo

acho que a minha primeira comida preferida vem dessa receita. eu e um montão de primos que depois da bagunça gostosa que se faz quando é criança disputávamos a raspinha que ficava na tigela ou até mesmo implorávamos para nossas mães que deixasse comer a manteiga com açúcar assim purinha. cozinhar pra mim é isso, ter referências que vem da infância, buscar sabores que me lembram momentos bons, construir histórias com gosto e cheiro.
o naminhapanela, não por acaso, é cheio de lembranças de família, quase uma biografia contada em forma de receitas. e esse bolo com certeza tem uma parte importante na história de cada tia, primos e da minha mãe e irmã.  e ela é tão especial porque além de ter feito parte de vários domingos ao longo das nossas vidas era a comida preferida da minha avó. mulher guerreira que teve 8 filhas, saiu da roça, veio pra cidade grande, viu a família triplicar e resolveu ser leve, doidinha e feliz. uma senhorinha que adorava andar por aí rodando sua saia e que não saía de casa sem antes de passar seu batom e que hoje está dançando serelepe com os anjos fazendo a galera lá em cima se divertir a beça.

e por mais que seja uma receita simples, ela é perfeita para ilustrar esse momento de amor! e assim, deixo com vocês esse  bolo com gosto de bolo e que pra vir pra cá ganhou uma pitadinha dessa 3ª geração que pretende continuar mantendo ela na nossa história.

bolo-caseiro

você pode fazer na batedeira ou até mesmo na mão. e para começar você vai misturar beemmm 4 colheres de manteiga com 3 xícaras de açúcar e 3 ovos até que fique um creme bem clarinho. acrescente então 1 xícara e 1/2 de leite, 4 xícaras de farinha de trigo peneirada e 1 colher de sopa cheia de raspa de limão. por último faça o super truque de misturar 1 colher de sopa de fermento em um dedinho de leite e bater um tantinho para o fermento crescer, aí é adicionar na massa bem delicadamente. segundo a mamis, a massa fica com aspecto acetinado ;-)

aí é despejar a massa em um tabuleiro untado e levar em forno médio por mais ou menos 40 min ou até passar no teste do palitinho. espere ele esfriar só um pouquinho, porque vai por mim ficar tão, mas tão fofinho que ele muito quente se despedaça todo (sei porque queimei os dedinhos arrancando um pedaço).

que essa receitinha ajude vocês também a contar histórias gostosas!

ps: a receita original não leva as raspas de limão, então fique à vontade para colocar ou não…

 

 

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

23 comments on “bolo de bolo”

Que bom que estão de volta!!! Senti muita falta desse blog com jeitinho de papo batido na cozinha, em meio às panelas e muitas gargalhadas. Estava com saudades.
E já que passei tanto tempo de “jejum”, já chego explorando: vcs teriam uma receitinha gostosinha de bolo ou outra coisinha doce SEM LACTOSE, para esta madrinha fazer pro seu afilhado de 2 anos? É um apelo de quem faz SEMPRE o mesmo bolo de banana e gostaria de dar uma variada.. ;)
Um grande abraço!
Marie

Que bom q voltou….preciso muito de vc….pois nao sei cozinhar….mas preciso e quero aprender. Conto com vc. Preciso fazer comidas faceis e economicas ….trabalho fora e preciso levar marmita.Bjs.Obrigada

Fiquei tão contente com a novidade.
Bom ter vcs conosco!! Navego por vários blogs, mas este tem algo especial, quase coisa “de comadre”, de amigos…uma delícia!
Sucesso sempre para vcs!!!

Vou te contar que esse bolinho com uma canequinha dessas de café cairiam muitíssimo bem nessa tarde ensolarada, porém gelada, aqui em Curitiba. Mas, olha, babei MESMO foi na louça. Que prato mais lindo, Cami.

No mais, sorte e sabor nesse retorno triunfante!

<3

Tudo muito prefeito,adorei hoje foi minha primeira visita ao site :-)
Aproveitando e fazendo o bolo de bolo pra família.
Parabéns a todos……..

Esse vai pra minha mais amada lista de receitas aqui do blog (leia-se mega).
Super facinho e acho que esse toquinho de limão deve fazer uma boa diferença… Beijos

Que bom que estão de volta!!! Senti muita falta desse blog com jeitinho de papo batido na cozinha, em meio às panelas e muitas gargalhadas. Estava com saudades.

Que bom que vcs voltaram, o blog tá lindo! Posso dar uma palpitela? Acho que pra ficar perfeito no blog só faltou um print, sabe aquela ferramente verdinha que a gente clica e salva a receita em pdf? Seria muito bom!

Beijos, e bom retorno ao casal!

Que maravilha!!!!!!
Como sou considerada excluída digital nada melhor do que poder viajar pelas páginas do site de vcs. Não tenho face,twitter,instagram…só email.
Parabéns!!!!!! ficou ótimo.

Que bom que vocês voltaram! Estava com muitas saudades! Desejo a vocês muito sucesso com o novo blog, muita saúde e uma legião de fãs e amigos. Quem faz o que gosta, não trabalha, só curte a vida! Um beijão. Parabéns, tá tudo lindo!!!!!!!!

bolo maravilhoso, todos de casa gostaram. Já fiz duas vezes.
Parabéns pelas receitas que tanto nos ajuda.
Ainda bem que voltaram e bem melhor. Continue sempre pra frente.
bjs
Gina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *