creme levinho de batata baroa com alho poró

durante 6 anos eu não senti frio! isso mesmo, rs… pode parecer engraçado, mas enquanto morava em Recife o máximo que acontecia eram noites chuvosas em que eu não ligava nem ventilador para dormir… e daí, que eu voltei pro RJ bem no inverno (que vamos combinar está sendo bem tranquilo esse ano) e aproveito as noites mais frias para fazer sopas e cremes e assim esquentar a alma…

claro que não passei 6 anos sem comer sopa, muito pelo contrario, um dos meus lugares preferidos em Recife é uma soparia super simplesinha mas com um cardápio delicioso. mas tenho que admitir, comer uma sopinha cremosa nos dias frios é bom demais! se bem que essa receita, com certeza será repetida várias e várias vezes, até mesmo no verão, de tão levinha e gostosa que ficou e porque não dizer até light?

aproveitei que a batata baroa (ou mandioquinha) olhou pra mim e deu uma piscadela e levei algumas delas pra casa o que resultou nessa delicinha!

e você vai fazer assim: em uma panela, refogue 1/2 xíc. de alho poró cortado em tiras bem fininhas, junto com um fio de azeite. quando o alho poró estiver bem macio, adicione 400g de batata baroa cortada em cubos pequenos (assim cozinha mais rápido). em fogo baixo, misture por aproximadamente 2 mín. adicione então 3 xíc. de água e sal à gosto. eu ainda usei um temperinho que tem sido meu companheiro, uma mistura de alho, cebola e salsa desidratada que deixa qualquer purê ou molho basicão com um gostinho delicioso, vale super a pena procurar no mercado! em fogo baixo e mexendo de vez em quando, deixe  a batata ficar bem macia (se necessário, adicione mais água). batatitas macias? processe as mesmas até formar um creme. volte a panela, adicione 250g de creme de ricota (eu usei o light, mas você pode usar o normal ou até mesmo creme de leite), 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado e um tantinho de pimenta do reino moída na hora. mexendo sempre, deixe borbulhar um tantinho e pronto!

na hora de comer, ainda dei meu toque final com um tantinho de azeite e umas gotinhas de pimenta (eu uso essa daqui e garanto a vocês: é deliciosa, viciante).

juro pra vocês, já tô aqui pensando em voltar no hortifruti e trazer mais umas batatinhas para casa só para repetir essa receitinha…

 

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

31 comments on “creme levinho de batata baroa com alho poró”

Acho batata baroa um nome chiquérrimo!!! (rsrsrs…)
Até pq aqui em SP (creio q vc saiba), ela chama mandioquinha!!!
Diferenças de nome à parte, é um dos meus ingredientes favoritos, delícia demais!! Num caldo, num purezinho… é tudo de bom, é o q vc chama de “comfort food total”!!!!

adorei a ideia do tempero mas não achei no mercado perto da minha casa. Como sou do Rio tb, gostaria de saber onde você comprou…
Aguardo retorno.
Atenciosamente,

Cyntia

Me pintou uma dúvida: o que é a batata baroa? Pq quando vcs falam mandioquinha acho que é mandioca salsa, ou batat salsa, enfim… aqui no Paraná é assim que chamamos! hahahaha
Enfim, ótimas receitas já tirei daqui!

beijao!

Oi Camila, quem resiste a um creminho destes bem quentinho no inverno.Sem falar essa panelinha que tudo hein amiga.Adoro mandioquinha, hoje mesmo preparei, mas seu creminho ficou tudo de bom.Adorei.:Beijinhos querida.

Fiz hoje, a pedido do maridão, e gostei bastante. E nem sou tão fã da batata baroa, mas confesso que ficou muito saborosa. E é muito simples e rápido de fazer. A troca do creme de leite pelo creme de ricota foi show! Parabéns e obrigada por compartilhar.

Você realmente está preocupada com a forma de abordagem da ortografia da colega?

As maiores alegrias estão nas coisas simples da vida. Talvez cozinhar te faça bem !

Namastê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *