baião de dois

lá se vão quase 6 anos morando em Recife. e é impossível estar numa cidade tão rica em sabores como esta e não incluir alguns pratos no seu dia a dia…

cuscuz com manteiga e ovo, bolo de rolo, tapioca, macaxeira com carne de sol, com certeza estão entre os meus preferidos! mas então, fomos nos arriscar no tal do baião de dois, que nada mais é do que arroz com feijão um tantinho diferente e posso dizer, além de ser uma daqueles pratos que se transformam em comida para batalhão, fica uma delícia! comidinha de casa, ou como dizem por aqui, comida de panela, rs…

e é tão fácil de fazer, que tenho certeza que vocês, nos lugares mais diferentes desse país, vão querer se arriscar a preparar essa delicinha.

e o primeiro passo é começar cozinhando 250g de feijão verde deixando ele bem firme (se você não conseguir achar esse feijão na sua cidade, você pode substituir pelo macassa). você pode temperar o seu feijão como quiser, por aqui só usei um pouquinho de sal. o segundo passo (e último, prometo, rs) é começar refogando 1 linguiça calabresa grande cortada em cubinhos e quando ela estiver bem fritinha, vai adicionar 1 cebola grande cortada em cubos, 3 dentes de alho bem amassados e 2 colheres de sopa de manteiga. quando a cebola estiver bem macia, adicione 2 xíc. de arroz (crú ainda), depois só os grãos do feijão já cozido e sal à gosto. aí é cobrir essa mistura com 4 xíc. de água e em fogo médio e mexendo de vez em quando, deixar a água secar e o arroz cozinhar… antes de servir, ainda salpiquei umas cebolinhas por cima e quem quiser, ainda pode colocar uns pedacinhos de queijo coalho…

comidinha simples mas gostosa sabe? família e amigos do RJ, se preparem, porque quando eu tiver por aí, vai rolar um baião de dois, rs…

ps: pode ser que esta não seja a receita original, porque na verdade, foi meio que uma adaptação do que comemos por aí, mas foi feita com carinho e resultou em comida gostosa!

32 comentários
  • Andréa Cisne
    maio 23, 2012

    Olá, amo o seu site e sempre passo por aqui para visitar, :)
    Essa receita é fenomenal! tem uma um pouco parecida que saiu na Ana Maria há alguns anos e fiz, ficou deliciosa :) o que foi super legal, já que eu não cozinho muito bem :P

    segue o link para vc ver a bendita da receita: http://www.receitas.com/maisvoce/loucura-na-pressao-4d513a5652e0b252bc00d8f3

    • cami
      maio 24, 2012

      é boa demais andréa… vale muito a pena… vou dar uma olhada nessa outra :-)

  • Julia Zandonadi Zanirato
    maio 23, 2012

    Adoro o blog e vivo experimentando as receitas. Adoro o biscoito de nutella e a torta de maçã com casquinha crocante é um absurdo de deliciosa.
    Perguntinha de quem não sabe cozinhar feijão…rs…você cozinhou na panela de pressão?? Por quanto tempo??
    Bjão

    • cami
      maio 24, 2012

      \o/
      o feijão verde não tem necessidade de cozinhar na panela de pressão, porque ele é bem macio, mas se for o macassa pode cozinhar rapidinho ;-)

  • Carol
    maio 23, 2012

    Oi Cami!!!
    Não como carne, por isso tentarei fazer sem a linguiça :P
    Mas qdo ainda comia, amava baião de dois!!!! :D
    Reforço a pergunta acima sobre o tempo do feijão, até sei fazer (rsrs…), mas como trata-se de tipos diferentes (verde ou macassa), gostaria de saber o tempo aproximado?
    Obrigada, bjks!!

    • cami
      maio 24, 2012

      carol, o verde é coisa de 20 minutinhos, o macassa se for na panela de pressão, é mais ou menos isso tbm…
      mas vc pode fazer sem carne… na verdade, eu acho q o original mesmo é sem carne nenhuma ;-)

  • martha silva
    maio 23, 2012

    camila..gostaria de saber se a linguiça voce tira a pele e aferventa antes de fritar…fico muito curiosa quanto a utilizar os “embutidos”..desculpe pois sei muito pouco de cozinha….. fico muito grata pela explicação bjs Martha

    • cami
      maio 24, 2012

      eu não fervo não martha, mas às vezes, tiro aquela capinha de fora…

  • Raiana Alves
    maio 23, 2012

    Cami, só de ver essas fotos fiquei com água na boca!
    Eu sou de Goiás e agora moro em Fortaleza e o baião é um prato que eu aprendi a amar, sempre como num restaurante perto da minha faculdade. Nunca me arrisquei a fazer, quem sabe com a sua receita eu não me arrisco? :)
    Beijos

    • cami
      maio 24, 2012

      faz que vc não vai se arrepender não, garanto!

  • Léa Vieira
    maio 24, 2012

    Que delícia! vou fazer… é comidinha simples e rápida como eu gosto, e bem nutritiva, Bjo.

    • cami
      maio 25, 2012

      Léa… facinha, facinha e super saborosa!

  • Heloisa
    maio 24, 2012

    Adorei o blog. Estou seguindo essas deliciosas receitas!…
    Abraço

  • Meire
    maio 24, 2012

    Querida, eu não entendi uma coisa: a gente deve cozinhar o feijão antes e depois adicioná-lo para cozinhar de novo com o arroz?? Vou fazer essa receitinha no final de semana e se encontrar uma travessa ágata para servir, melhor ainda! bjs

    • cami
      maio 25, 2012

      sim, sim… vou até colocar uma obs no post… você deixa o feijão bem durinho, que ele fica mais molenguinho no segundo cozimento ;-)

  • Danielle Amaral
    maio 24, 2012

    Realmente baião de dois é muito! Só faltou nessa sua receita o queijo coalho.Pelo menos aqui em Fortaleza,a gente sempre põe queijo no baiao,quase no final do preparo para ele dar aquela derretidinha básica!
    Bjs

    • cami
      maio 25, 2012

      é dani, eu ia colocar, mas como o marido fez o pirão de queijo coalho, aí comemos com ele ;-)

  • Carol
    maio 24, 2012

    Na Bahia também acrescentamos o coalho, Danielle, mas de uma forma diferente. Não deixamos o baião secar por completo, quando ainda tem tipo uns 3 dedinhos de água a gente põe o queijos coalho e deixa mais uns 2 min, depois desliga e põe creme de leite misturando bem ele com o baião… hummm fica tão cremoso, só gosto assim. Não como ele seco, não, já me acostumei… rsrsrs.

    • cami
      maio 25, 2012

      com creme de leite é? q diferente…

  • Diego Manoel
    maio 24, 2012

    E eu comi baião misto no almoço, com calabresa e carne de sol, muito bom!
    Aqui em Recife tem um restaurante não muito bonito/arrumado, mas a comida é gostosa, chamado Aconchego do Matuto ou apenas Lulinha.

    • cami
      maio 25, 2012

      o marido adora esses restaurante não muito bonitos/ arrumados, rs…

  • Iracema Volta
    maio 27, 2012

    Eu faço uma receita bem parecida com essa mas no lugar do feijão vai lentilha e um cubo de caldo de galinha, o resto é igual. Fica delícia demais… com feijão verde deve ficar tão bom quanto!!!

    • cami
      junho 4, 2012

      poxa, com lentilha deve ficar ótimo!

  • Camila Pedrini Marques Vieira
    maio 30, 2012

    Oi Cami!
    Falando em receitas regionais, que tal voce nos ensinar a fazer a tal da Tapioca? Aqui no sul nao tem pra comprar… beijos.

    • cami
      junho 4, 2012

      vou fazer, deixa comigo!

  • SILVO
    junho 6, 2012

    Se vc fritar junto com a calabresa,paio,carne do sol e charque fica uma maravilha.E não esquecer de colocar manteiga de garrafa no final do preparo!Viiixe mainha…

    • cami
      junho 8, 2012

      uiii, com manteiga de garrafa fica bom demais…

  • Bete
    junho 20, 2012

    Moramos em um bairro a 32km da capital de SP, a mais de 1.000m de altitude e hoje está muito frio, com muito vento e chuva – daqui a pouco vai acabar a luz e vamos ficar sem internet… só dá mesmo para cozinhar – e comer! Estou com a panela no fogo com essa receitinha. Ao invés da manteiga, estou usando azeite. Vamos ver o que as meninas e o maridão vão achar deste prato. De sobremesa já preparei o doce fácil de maçã, mas alterei também o leite condensado pois nós particularmente achamos muito doce. Achei uma receita de uma versão de leite condensado sem açúcar facinha de fazer – testado e aprovado por todos aqui em casa. O doce ficou igualzinho ao doce feito com os ingredientes originais. O que gosto deste site, é a criatividade que vocês têm. Eu não tenho criatividade alguma, só tenho boa vontade – e muito amor pela minha família, o que me motiva estar sempre em busca de novidades, práticas principalmente para não ficar grudada no fogão e ter mais tempo para curtir a família! Delícia preparar a comidinha tendo como base suas dicas super-legais, e sentar à mesa – sem o avental, por favor – junto à família para deliciarmos juntos a comidinha feita com muito amor – e o laptop ao lado para não perder a sequencia do preparo! Forte abraço de 15 graus daqui do bairro Aldeia da Serra-SP!

    • cami
      junho 27, 2012

      tomara que elas tenham amado… e essa versão do leite condensado sem açúcar deve ser bem bacana…
      e fiquei com uma invejinha desse friozinho :-)

  • Jacilene Tavares
    julho 7, 2012

    Como vc falou Cami, a receita original de baião de dois não leva carne mas fica gostoso com carne de sol ou linguiça. Sou de Pernambuco (Abreu e Lima) mas morei 8 anos em Fortaleza então o baião virou uma especialidade. Hj moro na Bahia e o meu baião faz sucesso com os amigos. É quase igual ao seu só que coloco queijo coalho, requeijão ou os dois e o acompanhamento perfeito é mesmo a carne de sol.

    Bjs

    • cami
      julho 30, 2012

      geenntte com requeijão deve ficar delicinha hein…

deixe seu recadinho ;)

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *