como organizar sua geladeira

não sei vocês, mas tenho a maior dificuldade para manter a geladeira organizada… às vezes por pura preguiça de arrumar, como também pela a correria do dia a dia, ou simplesmente porque nossa diarista acha que isso é a mais pura bobagem, e tem a convicção de que onde tiver espaço é um bom lugar para guardar qualquer coisa.

mas esse blog também traz informações valiosas para seus queridos leitores e olha que dicas bacanas que vão deixar sua geladeira super organizada:

#congelador: devido à baixa temperatura (cerca de 14° negativos) o espaço permite a conservação de alimentos por um longo período. Antes de guardá-los, porém, capriche no acondicionamento: os produtos devem estar vedados para não estragar.

#gaveta superior: algumas geladeiras possuem uma gaveta fechada bem em baixo do congelador. esse espaço tem baixa temperatura. Guarde queijos, frios ou aquele pedaço de carne que você vai usar mais tarde.

#prateleira superior: a temperatura desta área é perfeita para conservar alimentos que são usados no dia a dia e estragam mas facilmente, como, iogurte, leite, requeijão, ovos e maionese.

#prateleira intermediária: o lugar ideal para sobras de alimentos cozidos que serão usados em breve, além daquelas sobremesas que precisam ficar geladinhas.

#prateleira inferior: aqui devem ficar frutas e aqueles doces que não levam leite, tipo em calda, por exemplo…

#gaveta inferior: o excesso de frio pode queimar os legumes e as verduras, por isso guarde os mesmos nesse espaço que fica bem longe do congelador… As verduras devem ser mantidas longe das saídas de ar para que as folhas não queimem e percam as fibras e os nutrientes.

#porta: devido ao constante abre e fecha, a porta deve abrigar apenas alimentos que possam passar por variações de temperatura sem serem prejudicados. Sucos, refrigerantes, molhos e condimentos são ótimos exemplos.

e mais dicas:

# limpe semanalmente a geladeira com pano limpo embebido em uma mistura de água e vinagre ou embebido em solução de duas colheres de sopa de bicarbonato para um um litro d’água. Essas misturas são ótimas porque também ajudam a neutralizar odores.

#utilizar potes de plástico ou vidro quadrados ou retangulares ajudam na arrumação da sua geladeira, uma vez que podem ser organizados mais facilmente.

#muitas geladeiras possuem o espaço para os ovos na porta, mas este não é o espaço correto para eles. a frequente trepidação e as mudanças de temperatura comprometem a qualidade dos mesmos.

#colocar alimentos muito quentes na geladeira não vai fazer ela estragar, mas vai fazer gastar mais energia já que o aparelho irá ter mais trabalho resfriar o espaço com um todo, já que a temperatura tende a aumentar.

#já existem alguns removedores de odores feitas especialmente para geladeira, mas segundo minha sogra uma pedra de carvão ainda é a melhor opção.

para este post pesquisei bastante por aqui, aqui e aqui

 

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

9 comments on “como organizar sua geladeira”

Amei as dicas e apesar de já ter aquele conhecimento básico do assunto, como vc falou, com a correria do dia a dia, às vezes, acabamos guardando de qquer jeito. Já vou enviar pras amigas. Obrigada.

Gostaria de fazer apenas um comentário sobre guardar alimentos ainda quentes: apesar de gastar mais energia, é mais seguro guardar alimentos ainda quentes, porque assim eles resfriam mais rapidamente.
Dito isto, eu já deixei arroz em cima do fogão durante a tarde toda e só coloquei na geladeira à noite e mesmo assim ele ainda estava bom uma semana depois. Eu acredito que potes limpos e evitar contaminação cruzada ainda são os meios mais eficientes de manter um alimento bom por mais tempo.

Oii!! Tô aqui só pra falar que sempre dou uma espiadinha no blog durante a semana, mas é aos sábados ou domingos que copio e colo (fotos e receitas) o conteúdo daqui e arquivo numa pasta no meu e-mail… Adoro o blog, já recomendei pra várias amigas! Continue assim! Parabéns!

Nossa que dicas maravilhosas…
Sempre limpo a geladeira com água e bicarbonato e ainda deixo um pouquinho do pó para evitar odor…hehe

bjuss

Para odores, um potinho com pó de café também ajuda bastante!

Não lembro se faz muito efeito, mas a menina que morava comigo as vezes colocava um limão cortado também… Acho que ajudava, vale tentar. rs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *