doce de abacaxi basicão

posso falar? acho o abacaxi uma das frutas mais bonitas que existem e adoro quando tem unzinho enfeitando minha cozinha. Como falei tem um tempinho por aqui, aprendi a comer essa fruta a pouco tempo e ainda me pego descobrindo mil e uma formas de preparar receitas diferentes com ela. com essa não foi diferente.

geralmente o rafa compra abacaxi para fazer suco e por isso deixa ele ficar beemmm maduro para ficar bem docinho, a ponto de muitas vezes não precisar de nadica de açúcar para adoçar. mas dessa vez ele me deu uma missão, fazer um doce com a fruta! ok, q a idéia inicial era outra, mas tinha acabado o leite condensado então a receita original ficou pra próxima, mas nem por isso deixei o marido na vontade.

primeiro você deve separar 1 abacaxi devidamente descascado e cortado em cubos não tão pequenos. enquanto isso em uma panela você vai misturar 3 colheres de sopa de açúcar e 1 xícara de água e em fogo baixo deixar ferver um pouquinho para formar quase uma calda… qnd isso acontecer você vai juntar 1 colher de chá de extrato de baunilha e o abacaxi cortado. Misture bem para a calda se misturar a fruta e coloque mais 1 xícara de água e em fogo baixo deixe ferver. você não precisa ficar mexendo o tempo todo, mas de vez em quando é bom para não grudar. o ponto certo é o abacaxi ficar um  mais macio e a calda bem grossinha e em pouca quantidade, só caramelizando a fruta mesmo, por isso se for necessário vá colocando aos pouquinhos mais água até chegar ao ponto certo.

fica bom de comer puro, com creme de leite bemm gelado (como na foto), com sorvete e serve também como base ou recheio de outros tipos de doce. para quem gostar ainda pode jogar uns cravos para dar um toque diferente.

1 comentário
  • Jaqueline
    maio 13, 2014

    Pow nao tenho creme de leite so o leite condensado

deixe seu recadinho ;)

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *