arroz, feijão, ovo e batata

é galera eu demoro a sair de trás da câmera e das panelas, mas de vez em quando boto a cara também =D.


Cami estava morta de cansada ontem para fazer o post de hoje, então esse post é um mimo de um marido apaixonado depois de 13 anos juntos. Te amo meu amor!

 

Para lembrar da essência do blog vai um receita que fiz ontem a noite, depois de um dia cheio de trabalho que além de simples é deliciosa. Este post vai para aqueles que nunca fizeram nada na cozinha, para quem não tem a menor intimidade com as panelas, mas que se seguir os passos abaixo não vai ter como errar. E  ainda vou mostrar como fazer isso em 1h. Exato galera, eu consigo fazer arroz, feijão, ovo e batata em 1h =D.

hummm só de falar já me deu vontatde de comer de novo, quem me conhece sabe que eu adoro sair e comer bem, gosto muito de restaurantes, pode ser um PF, pode ser um bistrô, mas se tem uma coisa que eu não troco por nada é o tal do arroz com feijão.

O feijão

Vamos lá, você vai pegar 1/2kg de feijão preto e dar uma catada para retirar uma pedrinha ou outra e então vai colocar dentro da panela de pressão. vai misturar 1 linguiça calabresa ou paio em rodelas, cubos grandes de um belo pedaço de bacon e 350gr de abóbora. Acrescente água até o nivel de 4 dedos acima do feijão. É só tampar a panela e ligar em fogo alto, depois de 10min a panela começa a apitar aí é só marcar 40 min e desligar o fogo. Em uma frigideira você vai refogar um fio de óleo, 1 cebola grande em cubinhos com 4 dentes de alho amassados, quando estiver tudo bem douradinho, você joga uma concha de feijão nesse refogado e mistura bem. Depois é só jogar esse refogado no restante do feijão, acertar o sal ao seu gosto e deixar ferver um pouco para pegar o gosto.
O feijão está pronto!! Dica: refogue primeiro o alho e só depois junte a cebola, pq a cebola solta água e atrapalha a dourar o alho.

O arroz

Enquanto o feijão estiver cozinhando aqueles 40min, você já começa a fazer o arroz, eu adoro arroz parbolizado, vou falar aqui como eu preparo o meu. Coloque 3 dentes de alho amassados para refogar em um fio de óleo, quando estiver dourado acrescente 1 xícara de arroz (sem lavar mesmo) frite um pouco o arroz (1minuto tá bom), depois disso acrescente 2 xícaras de água e coloque sal a gosto, quando a água começar a ferver você da uma mexida para o arroz não grudar no fundo, abaixe o fogo e tampe a panela.Depois de 10 minutinhos, dê uma mexida no arroz novamente e veja se a água já secou toda, se secou é só desligar o fogo e deixar a panela tampada por uns 5 minutos esse tempinho é essencial para seu arroz ficar bem soltinho.

O ovo

kkkk você deve estar se perguntando, p.. ovo rafael sério? … é galera até o ovo tem seus segredos, aqui vai minha dica. Coloque um fio de óleo em uma frigideira (de preferência antiaderente) espalhe bem aqueça um pouco e só então coloque seu ovo cuidadosamente no centro, faça isso em fogo baixo. tampea frigideira, porque tampar? para que o calor gerado cozinhe bem a clara e a gema e para não ficar aquelas piscinas de clara crua no ovo que eu odeio. com essas dicas você vai ter um ovo todo branquinho sem marcas de queimado e cozido uniformemente, não esquece de colocar sal a gosto.

A batata

essa batata vcs já viram por aqui, a única  coisa diferente foi fatiar a batata bem fininha pra que ela ficase crocante quando levada ao forno. Untei um tabuleiro com manteiga, cortei as batatas bem fininhas com casca mesmo, joguei um fio de azeite por cima delas,um pouco de pimenta moída e um queijo ralado por cima. O ponto para retirar elas do forno é quando o queijo está dourado em cima isso leva usn 20 a 25 min em fogo alto.

É isso, espero que a galera que nunca fez nada na cozinha tente a sorte e tire onda fazendo um PF maravilhoso como esse ai da foto em apenas 1h. abraço =D

16 comentários
  • Candinha
    abril 8, 2011

    ARRASOU, rafa! tanto no pratão como na declaração/mimo pra Cami! =]

    • cami
      abril 18, 2011

      Candinha,
      marido fechou né? rs…
      Andrea e Tiziane,
      Vou falar pro Rafa abrir um cursinho para maridos :-P
      Dahiane,
      e com a dose extra de amor ficou ainda melhor :-)
      Patrícia,
      Concordo 100%
      Ana Paula,
      né não? como eles fazem isso?
      Girlene,
      matou o desejo?? rs… é muito amor, ai ai…
      Bárbara,
      faz, faz!!!
      Wellington,
      Vai crua mesmo…
      Mariângela,
      mas cozinha é treino, começa pedindo pra ele cortar uns legumes e daqui a pouco ele tá arrasando!!! :-P

  • Andrea
    abril 8, 2011

    Oláaaaa, eu sou fã do blog de vocês……. que casal mais querido !
    eu AMOOOOOOOO cozinhar, receber as pessoas em casa, enfim….. meu marido PRECISA ter umas aulinhas com vc, kkkkkkkkkkk
    bjkas
    Dea

  • Tiziane
    abril 8, 2011

    Arrasou mesmo.Ensina para o meu marido…

  • Dahiane
    abril 9, 2011

    Parabéns! Receitinha simples e que ficou com uma cara deliciosa! :)

  • Patricia Menezes
    abril 9, 2011

    Simplicidade é amor. Parabéns Cami e Rafa :)

  • Ana Paula
    abril 9, 2011

    Parabéns seu moço!! Homem na cozinha é assim…pá-pum!! rs Nada de enrolação…

  • Girlene Santos
    abril 10, 2011

    Gravidinha de 10 semanas, quando vi a foto do post no meu e-mail, minha boca encheu ainda mais de saliva. Huuuuuum que delícia.
    A-DO-RO, feijão, arroz e ovos fritos.

    Parabéns por esse AMOR que os une!

    Bjos, Gil

  • Bárbara - Obra Vip Blogs
    abril 11, 2011

    Deu água na boca!

  • Wellington
    abril 12, 2011

    As batatas foram pro forno cruas ou você as cozinhou antes?

  • Mariângela
    abril 12, 2011

    Uhrullll, ah se meu marido fizesse ao menos um ovinho frito… kkk

    Ele é muito bom em outras coisas, mas no fogão. Never!

  • Deborah Trindade
    junho 18, 2012

    Amooo esse blog e quero dizer que , ontem a noite a jantinha foi exatamente isso ,e essa “super dica” do ovo deu super certo e eu nunca tinha feito.
    Apenas não entendi pq colocar “abobora” no feijão… :s , mas enfim , deu super certo:: ;)

    • cami
      junho 27, 2012

      ah deborah, isso é coisa das nossas mães para deixar o feijão mais “forte”

  • Simone Nogueira
    junho 27, 2012

    Pratinho brasileiríssimo, amo q amo :) Arrasou …

  • cleo
    janeiro 31, 2013

    Rafa voce e demais

deixe seu recadinho ;)

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *