arroz de açafrão ou curcuma

não lembro se já cheguei a comentar aqui, mas o rafa é VICIADO em arroz. Pra ele qualquer refeição fica sem graça sem esse cereal que ele só não mistura com massas em geral…

mas como tudo que se torna rotina tem hora que enjoa, com o arroz de todo dia não seria diferente. Por isso volta e meia sai uma nova versão das panelas aqui de casa. uma coisa que acho bacana é o fato do arroz conseguir mudar tanto incluindo simples ingredientes. Muitas vezes a comidinha é a básica, mas se vc dá uma incrementada no arroz já dá um toque de glamour essencial para certas ocasiões…

então lá vai… refogue 1 cebola pequena cortada em cubinhos em 2 colheres de sopa de azeite, qnd as cebolas estiverem transparentes adicione 1 colher de chá rasa de açafrão ou curcuma, sempre mexendo, misture 1 xíc e meia de arroz crú. Deixe fritar um pouquinho e adicione 3 xíc. de água e 1 pitada de sal. quando a água começar a ferver abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por mais 15 a 20 min. desligue o fogo e deixe o cozimento acabar no calor da panela por mais ou menos 5 min a mais.

se vc tem um outro jeito e outras medidas de fazer o seu arroz, fique à vontade, a intenção é você dar um toque diferente na comidinha do dia a dia…

PS: Depois de muitas pesquisas na net, achei esse post do blog Come-se que acho que explica bem a diferença entre o açafrão (de verdade) e a curcuma… nessa busca tbm descobri que esta última tem sido amplamente utilizada para fins medicinais e achei até uma matéria falando que emagrece… por isso se joguem no arroz amarelo lindão!

9 comentários
  • Luiz
    março 23, 2011

    Até parece delicioso mas, eu acecentaria algumas ervas, e no lugar do oleo eu usaria manteiga com alho. Creio ficaria um pouco mais cheiroso.

  • DaniMoreno
    março 23, 2011

    Só pra você saber… AMO teu blog de paixão!!!

    beijinhos

  • Ana Flávia
    maio 27, 2011

    Também fiz e ficou uma delícia!
    Agora estou viciada em arroz de açafrão!
    Porque eu adoro arroz, mas já estava enjoando daquele arroz branco, sem gosto.
    Essa dica chegou na hora certa!

    Beijos!

    • cami
      maio 31, 2011

      fravis viciada em arroz de açafrão! já valeu eu ter lançado o blog!

  • Amélia
    junho 28, 2011

    Ai Cami, fiz hj no jantar…que delícia! Eu me apaixonei por esse arroz.

    bjss

  • Carol Celeghin
    agosto 2, 2012

    Acabei de fazer este arroz com açafrão, além de lindo ficou delicioso, agora resta saber o que o maridinho vai achar, ele geralmente encrenca quando coloco muitos temperos.

    • cami
      agosto 13, 2012

      hahahahaha e aí o que o marido achou?

  • ducineia
    dezembro 31, 2013

    ..HOJE IREI FAZER O ARROZ DE ACAFRAO PARA 500 PESSOAS NA VIRADA DO ANO NOVO,EU ADOREI A RECEITA.TESTEI ANTES E ELA E OTIMA.

deixe seu recadinho ;)

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *