carne assada ao molho de vinho

 gente carne assada é bom demais né não? bem comida de mãe pra se comer no domingão!!! mas que tal dar uma incrementada para ela ficar ainda mais e mais gostosa??? essa receita ficou perfeita, de comer fazendo huummmm….

enquanto a gente fazia a foto o rafa salivava de vontade de colocar um pedaço da carne no pão, um pouquinho de molhinho e se deliciar, mas ele conseguiu resistir e tirar a foto sem arrancar um pedacinho, rs…

para começar você deve escolher um bom pedaço de carne, nós escolhemos 600g de patinho, mas pode ser lagarto redondo também. à parte, pique salsa, cebolinha, tomilho e alecrim e misture com 2 dentes de alho amassado, 1 colher de sopa de azeite e pimenta moída na hora, adicione nesta mistura 150g  bacon cortado em tiras finas.

cubra toda a carne com as fatias de bacon e amarre com barbante para não soltar, como nessa casa não tinha barbante, demos um jeitinho e dobramos a carne e espetamos palitos de churrasco cortados ao meio, afinal não era por isso q a gente ia deixar de fazer né não??

na panela de pressão esquente 1 colher de sopa de azeite e doure a carne virando cuidadosanmente para selar ela como um todo. adcione então 3 cebolas médias, cortadas em 8 pedaços iguais deixe refogar junto com a carne por 2 a 3 minutos e então coloque 300ml de vinho tinto e caldo de carne que cubra a carne (o modo fácil: coloca água para ferver, dissolve 2 cubos de caldo de carne na mesma). depois de 40 min de panela apitando, desligue para verificar se a carne já está macia, se sim, sem a tampa deixe o molho reduzir bem, sempre regando a carne com o molhinho para ela não ficar ressecada…

oh minha gente, fica tão gostoso, o bacon e o vinho dão um toque especial nessa receitinha, que por mais q pareça grandona é super prática!!!

 

8 comentários
  • cristiane ferreira peixoto
    dezembro 14, 2010

    Olá Camilla!

    Amo carne de panela e essa receita parece ótima e deve ficar perfeita acompanhada do pão aromático de açafrão!

    Vou arregaçar as mangas e fazer as duas.

  • Nadja Carvalho
    junho 5, 2011

    Olá Camila,

    Sou uma leitora meio ruim na cozinha, então vai minha dúvida em relação a essa receita… Eu consigo selar a carne mesmo com o bacon cobrindo ela??
    Um beijão e adooooro o seu blog!

    • cami
      junho 6, 2011

      oh nadja, perguntar é mais do q preciso!!! dá sim, na verdade o calor vai liberar o caldinho do bacon que vai penetrar na carne para dar um sabor especial…

  • Amelinha
    junho 25, 2011

    Ow Cami, o gosto do vinho fica muito forte na carne e no molhinho?
    Digo isso porque meu marido não curte muito vinho, tem receitas que faço com cerveja preta e o gosto não fica tão forte da cerveja. E aí o que me diz? Quero fazer hj a noite.

    bjssssssss

    • cami
      junho 25, 2011

      no molho um pouco mais, mas na carne não… como o álcool evapora, o gosto fica bem sútil…

  • Vavá
    outubro 4, 2011

    Olá!

    Não entendo muito de cozinha mas gostaria de tentar fazer essa receita, porém tive dúvida no 300ml de vinho e caldo de carne. Qto de água q ponho para ferver? 300ml? depoismisturo 300ml de vinho e 300 ml de caldo?
    Bj e obrigada!

    • cami
      outubro 14, 2011

      amore tá enroladinho mesmo… são 300ml de cada, 300 de vinho e 300 de caldo…

  • Suzany
    maio 11, 2012

    Oi conheci hj o blog e estou gostando…a unca coisa que tem me irritado é que eu nunca acho um inicio….tipo um título, uma letra maiúscula, enfim, qualquer coisa que demonstre que ali começa o post ou a receita.

    Enfim, é só uma sugestão.

deixe seu recadinho ;)

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *