Filé de Tilápia do meu jeito

passeando no supermercado, como já faço de costume, dei de cara com uns filés de tilápia bem fresquinhos que prontamente foram pro carrinho enquanto eu viajava em como ia prepará-lo.

Antes de tudo você precisa temperar o peixe, afinal peixe bom é peixe temperado. E para temperar os 1/2k dos lindos filés que compramos usei bastante limão, um azeite aromatizado com alho (só bater no mixer ou mistura bem 2 colheres de sopa de azeite do bom com ½ colher de alho picado) mix de pimentas moídas na hora, salsa e cebolinha e deixei descansar por 1h – mas pode deixar mais se a pressa e a fome não forem tão grandes.

Peixe temperado agora é a hora do preparo. Derreta 2 colheres de sopa de manteiga com 1 colher de sopa de azeite (trucão 1: o azeite não deixa a manteiga queimar) junte 1 cebola média picada e refogue ela até ficar transparente. Agora é hora dos filés, vá colocando um de cada vez e deixe de um lado e do outro e nessa hora muito cuidado: os filés não podem quebrar, afinal além de gostoso tem q ficar bonito! Peixes selados, entram em cena 3 tomates bem maduros, sem pele e sem semente (pode ser o da lata mesmo) corte em pedaços pequenos e jogue por cima do peixe e tampe a panela para o peixe e os temperos cozinharem por mais 5 min ou até o peixe ficar bem branquinho (peixe cozinha rápido galera).

Agora é conseguir servir o filé sem deixar quebrar, com um generoso fio de azeite e uma batata no forno… me deu até vontade de comer!

 

5 comentários

  • setembro 23, 2010

    Que maravilhoso ficou :) Os pontinhos pretos são de pimentinhas raladas ou sementes de papoula?

    Obrigada ;)

    ps: adoro o naminhapanela :)

    • rafa
      setembro 24, 2010

      Oi Má! os pontinhos pretos são sementes de Mostarda, dão um gostinho todo especial na comida, compramos na MJ Bandeira no Centro da Cidade. Vale muito a pena :D

  • Vanessa
    março 15, 2014

    Acrescentei açafrão ao tempero do peixe e fiz purê de batatta doce pra acompanhar. Virou prato de domingo aqui em casa!

  • Joice
    julho 31, 2014

    Cara, esta receita é um delírio!!!!!!!!! Fiz agora pro jantar e amei!! Usei manteiga forno e fogão, não coloquei pimenta [detesto] e usei cheiro verde no lugar de salsa e cebolinha [que até hoje não sei o que são]. Enfim, deu certo!!

    • cami
      agosto 4, 2014

      hhhuuummmmm…. o cheiro verde é a salsa e cebolinha ;-)

deixe seu recadinho ;)

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *